quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SOLILÓQUIOS COM DEUS – (Fala Agostinho)


- ‘Quanto mais se sabe, mais se sofre’ - Agostinho – o homem do mundo,  busca respostas definitivas que dessem sentido à sua própria problemática existencial. Ele vivia em um mundo que se transformava e queria respostas.

- ‘Ó Deus, conheça eu a mim, para que te conheça a ti’. (Deus, noverim me, ut noverim ti).
A evolução ascensional de Agostinho culmina em autoconhecimento e auto-realização, ou seja, culmina na compreensão das palavras do Cristo: ‘Eu e o Pai somos um... o Pais está em mim... o Pai também está em vós..’

           Pergunta Agostinho: - Deus, onde estavas quando eu vivia nos meus pecados? 
Deus responde: - Eu estava no meio do teu coração.
Replica Agostinho: - Como podias tu, a Infinita Santidade estar no meio do coração do maior pecador?
E Deus responde: - Agostinho, eu estava sempre presente em ti, mas tu andavas ausente de mim’.
 Moral: - O pecado não consiste na ausência de Deus, mas na inconsciência da sua presença por parte do homem.

SOLILÓQUIOS:
- ‘Ó Verdade, em ti está a Eternidade!
- ‘Ó Amor, em ti está a Verdade!’
- ‘Ó Eternidade, em ti está o Amor!
E foi assim que, sem que eu o soubesse, me curaste a cabeça enferma... Fechaste-me os olhos para que não contemplassem vaidades...
Tive então um pouco de sossego distante de mim mesmo. Adormeceu  a minha loucura...

- “Eis que tu estavas dentro do meu coração  - eu porém, andava fora , e lá fora te buscava...”  ... ‘ E, então me chamaste em altas vozes e rompestes a minha surdez. Relampejaste e afugentaste a minha cegueira. Recendeste suaves perfumes em torno de mim, e eu os sorvia – e agora vivo a suspirar por ti...’ - “Saboreei-te  e agora tenho fome de ti.”


Nota: - Agostinho nasceu em Tagaste, Numídia  na África em 345 logo após Constantino promulgar o Édito de Milão, tornando o cristianismo religião oficial do Império Romano Ocidental e, em 28-08-430 falece aos 76 anos, quando a África mergulhava no poder dos vândalos sob o comando de Genserico que, deixando a península Ibérica, invadiu as províncias romanas do norte da África. (citações > Biografia – Agostinho > H. Rohden- F. Alvorada)