segunda-feira, 20 de julho de 2015

A EDUCAÇÃO e o RESPEITO ÀS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS - CADA UM TEM SEU TEMPO DE APRENDIZAGEM. A DISLEXIA – DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM


Introdução: - A Educação no Brasil passa por um processo de desconstrução, como tudo o mais. Os conhecimentos didáticos existem, mas não são aplicados de forma correta, ou seja, ignoram solenemente o principal elemento do processo educativo – o educando em suas diferenças individuais; cada um tem seu tempo  individual para aprender e compreender, o que independente de idade cronológica – uns caminham mais rápido ou são mais lentos por ‘n’ motivos.
Com o discurso da inclusão e de uma ‘educação para todos’, o qual, além de ter sido limitado a alguns itens do conhecimento humano, solapa o ensino como um todo, em detrimento do currículo mais abrangente que supre as necessidades psicológicas dos aprendizes. Exemplos > o ensino de música, a prática da educação física, religião, trabalhos manuais, desenho..., além do ensino do latim, base para o entendimento da língua pátria.
O resultado é um conflito progressivo nas salas de aula onde as ideologias têm substituído a informação pura de conteúdos, de valores e de princípios éticos e morais. É através do conhecimento abrangente e progressivo que os jovens tem a oportunidade de formar sua bagagem cultural, ter uma opinião pessoal sobre os diferentes conteúdos para optar por uma continuidade de seus estudos e opções de vida profissional.
Quando um jovem estudante pergunta para que lhe seve aprender equação de segundo grau, realmente chegou-se ao limite dos limites. Esse tem sido o comportamento de muitos alunos com uma visão limitada sobre temas mais abrangentes, e, que, ao chegarem à Universidade, descobrem que aquela aula chata de geografia, por exemplo, era indispensável para não pagarem mico numa aula do sonhado curso de  medicina... Tudo o que aprendi desde o primeiro dia de estudos realizados em casa ou na escola desde o curso primário até o Universitário, já utilizei em algum momento de minha vida.
As diferenças individuais fazem com que os alunos caminhem em velocidades diferentes e o aprendizado será de acordo com suas vocações  - sempre haverá o aluno bom e o aluno fraco em alguma determinada disciplina. Isso não justifica impor limites de idade para cursar esta ou aquela série. Cada um tem seu tempo, pois ninguém é igual a outro, nem irmãos gêmeos...

Distúrbios de Aprendizagem: DISLEXIA
Entre 10 e 15% das pessoas no mundo inteiro tem distúrbios de aprendizagem. São considerados distúrbios de aprendizagem a imaturidade neurológica, privações sensoriais (auditivas e visuais), problemas emocionais, deficiências cognitivas e a dislexia.
Esse distúrbio  de aprendizagem  que corresponde à dislexia se caracteriza pela dificuldade de decodificar e soletrar – troca de letras, confunde símbolos – pois possuía deficiência no componente fisiológico da linguagem. Vê uma coisa e diz outra (ex. dedo por dado). Uma criança com dislexia tem inteligência normal e às vezes acima da média, mas tem dificuldade para ler, escrever e às vezes para entender o que lê. Muitas crianças inteligentes sofrem de uma espécie de cegueira cerebral, isto é, sofrem de uma confusão visual não conseguindo distinguir entre letras como: o, e, c / p, b, h, d.
Com bastante paciência é possível  ensinar  a essas crianças a desenvolverem a capacidade de leitura. 
Um disléxico sempre terá dificuldade com a linguagem e a escrita: para escrever, para ler, com a ortografia – muitas vezes terá letra feia (disgrafia); dificuldade com matemática, especialmente na assimilação de símbolos e decorar tabuada; a memória de curto prazo; e com a organização. Terá também dificuldade em seguir um roteiro e para executar uma tarefa complexa. A compreensão de um texto é difícil para ele.
Esses distúrbios em geral são diagnosticados pelos professores já na fase de alfabetização  pré-escola. É um período em que a criança passa a viver situações novas o que provoca insegurança, pois cada dia rompe mais cedo o vínculo com o lar. Essa insegurança gera consequências que estão se refletindo nos resultados da aprendizagem. Especialmente quando não é respeitado seu tempo de aprendizado. E para tal não se pode nem deve limitar os demais alunos, nivelando todos pelo nível mais baixo.
Para realizar um diagnóstico mais detalhado devem ser consultados profissionais de várias especialidades: psicólogos, psicopedagogos, neurologistas, fonoaudiólogos, oftalmologistas e passar também por exames de audição e visão.


Pense Sobre: – Cada conhecimento  tem sua importância na ordem das coisas. – A boa educação recomenda respeitar as diferenças individuais. - O segredo do sucesso está no aproveitamento correto das diferentes capacidades individuais.