quinta-feira, 25 de junho de 2015

Feng-SHUI - A Ciência do Paisagismo Sagrado na China Antiga


 O tema sobre meio ambiente não é novo. Os cuidados com a natureza que os ambientalistas defendem atualmente, e que a Carta Encíclica Laudato Si’ (Papa Francisco) reforça  nas Orações finais: - “ Sana nuestras vidas, /para que seamos protectores del mundo /y no depredadores,/para que sembremos hermosura/ y no contaminación y destrucción.”.... “ Danos la gracia de sentirnos íntimamente unidos con todo lo que existe”... , - também são objeto de culturas milenares como o  Feng-SHUI – na China Antiga.

Segue o resumo revisado do livro:  Feng-SHUI – A Ciência do Paisagismo Sagrado na China Antiga (Ernest J. Eitel)  que fez parte do Shvoong.com em 2008.

O LI  > O YIN – YANG > Positivo x Negativo - Conceitos: A energia de onde saem o Yang e Yin é o Ch'i, ou sopro da natureza. Estas leis da natureza são o Li, anterior à Criação. A ordem celestial, estudada pela Astrologia, é o céu explicitamente representado pelos astros que eles estudam e aplicam no dia-a-dia. Esta tradição esotérica anti-diluviana chinesa também tem semelhança com povos Sumérios, Egípcios e Maias, remontando a era da Lemúria e Mu, originados do continente de Gondwana. O sentido mais amplo de Feng-SHUI significa as relações com a natureza ambiente, a influência na paisagem e a felicidade dos habitantes.
O conhecimento envolve muita sensibilidade, por isso o ideal é que o conhecimento seja passado do Guru ao discípulo diretamente..
Através de regras e sinais e pela percepção extra-senhorial das energias o praticante do Feng-SHUI pode neutralizar energias negativas e captar e aproveitar as positivas de um lugar qualquer. Isso intrigava os ocidentais que não entendiam aquela estranha filosofia. O autor classifica esta ciência milenar de infantil de "uma humanidade pré-civilizada".
Convém lembrar que no ocidente esta prática já era conhecida com os nomes de geomância, rabdomância e mais recente como energia das formas.
Na visão dos estrangeiros, a China vivia uma espécie de "ecologia" dos espíritos humanos e da natureza. Essa ignorância  dos ocidentais fez com que sofressem as consequências de sua atitude ante a filosofia chinesa em relação ao Feng-SHUI, e os chineses transformaram o conhecimento em ciência oculta.
O chinês considera as formas da natureza como um campo magnético onde fluem energias que precisam ser harmonizadas. Daí ser comum ver pagodes aparentemente sem nenhuma finalidade espalhados por montes e encostas de montanhas, mas que estão captando e redirecionando a energia Ch'i. Essa filosofia do passado criou ambientes magníficos especialmente nas áreas rurais com o objetivo também de obter bons resultados na agricultura.
A atitude de respeito para com a natureza permite que vejam nela um organismo vivo respirando em união céu-terra. Todo sistema Feng-SHUI é baseado no conceito emotivo da natureza e sua transmutação criando forças que se alternam, ora masculinas, ora femininas.
Tudo está em estrita concordância com os princípios matemáticos, traçados e ilustrados por diagramas, exibindo a proporção numérica do Universo, chamado "So", ou números. Os princípios Hi, So, e Li, só se tornam manifestos através das formas e perfis da natureza. O conjunto do LI (ordem da natureza); SO (suas proporções numéricas); HI (seu sopro vital ou energias sutis) e YING (suas formas aparentes) constituem o que popularmente é chamado de Feng-SHUI.
Significados dos elementos Céu x Terra: - O céu é o tipo ideal para o Chinês; a terra é apenas o reflexo material, grosseiro. Tudo o que existe na terra é uma forma sensível e transitória de algum agente celestial. O Feng-SHUI tem por objetivo a decifração desse horóscopo celestial do futuro das pessoas e das nações.
Os pontos básicos são: 1- O céu governa a terra; 2- Céu e terra influenciam todos os seres vivos, e podemos tornar essa influência benéfica; 3- Os vivos dependem da boa vontade e influência geral dos mortos. Este item é muito importante para o chinês que mantém um culto aos mortos, de respeito e veneração. A alma humana é dotada de natureza dual. Distinguem um animus e a anima. O primeiro é a energia da natureza humana o alento do céu, o espírito; a anima é o elemento feminino da natureza - o alento da terra, a matéria.
A prática oriental chinesa sobre o Feng-SHUI  desenvolveu um estudo da Natureza para localizar um ponto favorável onde as correntes magnéticas (masculina e feminina) passam. Alegoricamente correspondem ao dragão azul (à esquerda) e o tigre branco (à direita) de qualquer lugar considerado bom. O ângulo formado por essas duas posições sinalizadas por elevações é bom se as condições do céu também o forem. Um predomínio das forças femininas é considerado negativo.
Feng-SHUI e o I-CHING: -  A sucessão das estações determina proporções numéricas da natureza; daí os ideogramas conhecidos como o I-Ching. Cada um tem uma correlação com todos os elementos da natureza, céu, terra, planetas, constelações, signos, etc. Um complicado cálculo com o auxílio da bússola do geomante leva o estudioso do Feng-SHUI a determinar um grande número de resultantes que as pessoas comuns não entendem o que dá credibilidade ao geomante.
Harmonização com  o sopro da natureza > A natureza tem o seu sopro; da sua estrutura deriva toda a boa ou má influencia. Os locais com suas constantes pulsações e permutações de expansão e contração determinam condições variadas da atmosfera: frio, calor, secura, umidade, vento, e fogo. Estes são os sopros da natureza, que aliados aos cinco elementos da natureza: madeira (Júpiter); fogo (Marte); terra (Saturno); metal (Vênus) e Água (Mercúrio) - que também se inter-relacionam constituem e determinam todo o sistema da meteorologia chinesa.
Rochas destacadas, serra ou rios em linha reta são formas negativas. Algumas formas de harmonização da natureza e corrigir as influencias negativas: - a plantação de árvores ou construções de pagodes, tanques com água fluindo na frente das casas, dragões e leões entalhados sobre os telhados, traçar caminhos sinuosos, etc.; essas são algumas formas de harmonizar a natureza. As formas da natureza cujas extremidades se encurvem dando a idéia de uma ferradura são as melhores; rios sinuosos podem atrair riqueza e abundância.

O estudo do Feng-SHUI atualmente de divide em dois ramos: o templo ancestral e a escola Kwang-si. A primeira segue a tradição antiga da ordem da natureza (Li) e das proporções numéricas (So), com amplo uso da bússola. A segunda dá ênfase às doutrinas do sopro e aos perfis da natureza. Usa também a bússola do geomante como auxiliar.