sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A ORAÇÃO DA SIMPLICIDADE E DA ALEGRIA DE VIVER

O Papa Francisco, com sua imagem de pessoa simples, despojada  e afável representa uma esperança para o mundo ao criar uma nova visão de vivencia cristã entre os povos.
- ‘Compreendei e senti a proximidade de Deus e Ele estará perto’. (Y. Ramacharaca) – essa é a impressão que nos passa a figura do Papa.
Essa afirmativa de que Deus não está sentado sobre um trono a espera de nossa mensagem, mas que nos oferece acolhimento o tempo todo, nos devolve ao tempo em que começamos a aprender noções de religiosidade e da importância da Oração.
 Uma pequena oração que aprendemos na época diz:
“-” Com Deus me deito, com Deus me levanto; com a Virgem Maria e o Espírito Santo. Aonde quer que eu vá, o menino Jesus vai adiante”.
É dessa simplicidade confiante que carecem as orações ditas e repetidas à exaustão como se Ele fosse surdo ou estivesse muito distante. Agir como o mendigo, pedindo isto e aquilo, em geral algum benefício material, impede a harmonização com essa força que provém da proximidade divina.
O segredo da Oração está aí: - Orar com o coração e substituir palavras pela simplicidade do pensamento e sentimento de confiança em que Ele está ao seu lado o tempo todo.

O SIGNIFICADO DA REPETIÇÃO DA ORAÇÃO  TRÊS VEZES – Um dia ao entrar na sala do 1º Colegial os alunos vieram ao meu encontro pensando que eu me havia enganado; era horário da aula de religião. Expliquei que estava ali a pedido da direção para encerrar o ano letivo das aulas de religião, pois o padre que as ministrava tivera que voltar para sua diocese. Os jovens voltaram aos seus lugares e ouvi um dizer: ‘- E, agora vamos rezar três ave-marias...’ Achei engraçado e comentei que a aula seria de religião e não de catecismo. Mas aquela observação de rezar três ave-marias ficou martelando na minha cabeça. 
Tempos depois, ao ler sobre o significado dos números tive a resposta: - Um = à mônada / individuo ainda sem ação; Dois = os primeiros movimentos indecisos e contraditórios; Três = a saída da matéria, ou seja, cria condições de desprendimento para uma sintonia com algo superior, fora do mundo material. Ao repetir três vezes uma oração estamos nos desligando dos interesses mundanos.
 É o que deveria acontecer sempre.
Um costume praticado por pessoas dos meus tempos de infância era de, logo de manhã, sair à direita, pela porta da sala, dar três voltas à casa fazendo as orações matinais, e voltar pela porta da cozinha. Hoje com o estilo de vida e de casas, simplesmente é impossível esse ritual que tinha lá seus significados de oração e proteção ao lar.

E, para encerrar: - Você sabia que CANTAR é RESPIRAR e RESPIRAR é VIVER?
1-   O canto provoca um movimento pulmonar de respiração profunda. Sabedores disso, Plutarco e Célio Aurélio recomendavam a prática do canto para a cura de resfriados, dores de cabeça e estresses.
2-   A velha civilização chinesa usava determinados exercícios respiratórios para curar várias doenças.
3-   Antigos médicos gregos e romanos recomendavam os exercícios respiratórios diários para preservar a saúde contra várias moléstias.

 Muitas orações são repetidas através do cântico. Orar também é um ato de melhorar nossa disposição física, mental e espiritual. Se for cantando, melhor ainda.