terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SONHOS DE CONSUMO


SONHOS DE CONSUMOO consumismo ocupa a mente da humanidade. - Consumir! - É a palavra de ordem. Compre. Consuma. Gere e gire riquezas. PIB em alta, PIB em baixa, crédito, inadimplência, orçamentos, déficits, dívida pública, obras superfaturadas, verbas de gabinete, horas extra, maracutaia com verbas públicas – é a mão do gato em ação – etc. Os meios de comunicação não se cansam de apregoar as virtudes e vantagens deste ou daquele produto (descartável) acenando com a novidade, com brindes, descontos, vantagens... aguçando a vontade do consumidor em ter, usar, estar na moda, comprar o mais novo objeto apresentado como ‘indispensável’ para sua felicidade. Pessoalmente não aderi nem ao celular, por exemplo, um objeto considerado como indispensável e que ainda não me conquistou. Adotei o computador para substituiu a antiga máquina de escrever. Telefone só uso quando não tem alternativa. Acho que há comodidades mais importantes que estão sendo ignoradas.
Ao ver a criativa escada musical construída na grande São Paulo me lembrei de um objeto dos meus sonhos: uma caixinha de música. Não sei por que nunca comprei uma. Mas em termos de comodidade, atualmente um dos meus desejos de consumo, que já existe, mas ainda não está à venda, é a cortina musical. Trata-se de uma cortina que tem sensores ligados a um sistema de microfones voltados para a rua que captam os ruídos e os transformam em suaves acordes musicais. Estou falando isto porque o índice de poluição sonora anda nas alturas dos decibéis o que está contribuindo para uma péssima qualidade de vida e tornando todos neurotizados.
Quando, aos ruídos externos normais, se acrescenta outro como o de uma reforma ao lado, onde são usadas ferramentas modernas (uma espécie de britadeira) para cortar paredes e remover azulejos e pisos, além do tradicional martelo, fico a me perguntar se não há alguém capaz de inventar uma britadeira e um martelo com silenciador. Aí fica a sugestão aos inventores.
Por ora o sonho de consumo é  pedir mais um dia de Paz, alegria e de boas realizações. Que a luz ilumine todas as pessoas do mundo concedendo-lhes justiça, esperança, bondade, sabedoria e muita paz. E principalmente capacidade de discernimento entre o que é justo ou não no relacionamento com seus semelhantes.