domingo, 27 de janeiro de 2013

PENSAMENTOS – PROVÉRBIOS



Pausas na vida são necessárias para recuperar energias. Isso não quer dizer inatividade. Mas, mudar de modos de pensar. Refletir sobre ensinamentos de vida, sobre condutas, fazer auto-crítica, entre outras coisas que ajudam as pessoas a continuar o amanhã com novas perspectivas de vida. Os pensamentos e os provérbios - ditos e frases que fazem parte da literatura popular de todos os povos - contém profundos ensinamentos que  estão à nossa disposição. 
Seguem alguns exemplos: 

- “Amar o próximo é uma ação para hoje. Amanhã será tarde demais.”

- “Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.”

- “Minha paz e minha felicidade estão dentro de mim e não dependem de nada nem de ninguém, somente de mim”.

- “Não sou proprietário de nada; apenas administro o que tenho”.

- “Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para fazer um lar.” (provérbio chinês)

- “O Burro nunca aprende, o inteligente aprende com a experiência, e o sábio aprende com a experiência dos outros”. (Prov. Chinês).

- “Dinheiro perdido, nada perdido. Saúde perdida, muito perdido. Caráter perdido, tudo perdido. (idem).

- “Se tens medo dos lobos, não vás à floresta.” (provérbio russo)

- “Sem o gato, o rato não tem limites” (idem).

- “Nem tudo o que brilha é ouro”. (provérbio espanhol)

- “Junta-te aos bons e serás um deles”. (pov. Latino)

- “Lá vão as Leis onde querem os reis”. (idem)