quarta-feira, 23 de maio de 2012

O 'PAI NOSSO' CONSCIENTIZADO

Inútil dizer, "Pai Nosso", se em minha vida não me importo com o Filho de Deus, com os meus filhos ou com os filhos dos outros...
Inútil dizer,"Que estais nos Céus", se os meus valores são representados pelos bens impermanentes da Terra...
Inútil dizer, "Santificado seja o Vosso Nome", se ao meu próprio nome turvo dando maus exemplos...
Inútil dizer, "Venha a nós o Vosso Reino", se acho tão sedutora a vida aqui, plena de supérfluos e futilidades...
Inútil dizer, "Seja feita a Vossa Vontade", se no intimo desejo ardentemente que todos os meus desejos se realizem...
Inútil dizer, "Assim na Terra como no Céu", se não procuro imitar ao Senhor purificando o mundo, em vez de agravá-lo acumulando um mau carma...
Inútil dizer, "O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje", se, em vez de dar, tiro do irmão o meu sustento...
Inútil dizer, "Perdoai as nossas ofensas, Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido", se não me importo em trair, ferir, injustiçar, magoar e explorar aos que atravessam no meu caminho...
Inútil dizer, "E não nos deixeis cair em tentação", se culpo sempre os outros por meus erros e busco na luxúria o repasto dos sentidos...
Inútil dizer, "Livrai-nos do mal" se me deixo seduzir pelas luzes efêmeras do mundo e da notoriedade pública...
Inútil dizer, "AMÉM", porque sabendo que sou assim, transviado, ingrato, inseguro e egotista, nada tenho feito para me modificar...
(Texto adaptado por J.T. Neto)

"Não maldigo as trevas do ódio que me cerca, acendo em minha alma a luz do Amor". (H. Hohden)